quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BREVE HISTÓRICO DO CIRCO


CURIOSIDADES 

A Vida no circo. A grande maioria dos artistas mora em confortáveis traillers e com sua família desenvolve sua rotina diária: as crianças vão ao colégio, brincam e iniciam seus ensaios para sua futura profissão circense. Os pais cuidam dos afazeres do dia-a-dia, além dos ensaios no picadeiro.
As crianças do circo, além de ensaiar desde pequenas com seus pais ou com seus mestres circenses na escola permanente que é o circo, estudam também em escolas regulares em todas as cidades visitadas. Um direito conquistado pelos circenses para acesso as escolas através de uma lei federal.
TemporaisAs tempestades e temporais são sempre um pesadelo para os circenses, mais por causa da tradição de seus pais e avós, já que hoje em dia, as estruturas são modernas e muito resistentes as intempéries.
Os animais de circo prenunciam as tempestades e o mau tempo, através de movimentação e ruídos diferentes, em suas jaulas e recintos.
SUPERSTIÇÕES
Boa sorte
Usar roupa branca na estréia.
Colocar elefante de costas para entrada.
Má SorteUsar roupa preta no trapézio.
Mulher atravessar o picadeiro fora do espetáculo.
Aves voando dentro do circo.
Sentar de costas para o picadeiro.
Pessoa deitada na arquibancada.

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

A estrutura do circo como o conhecemos hoje teve sua origem em Londres, na Inglaterra. Trata-se do Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, pelo oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley.

O anfiteatro tinha um picadeiro com uma arquibancada próxima e sua atração principal era um espetáculo com cavalos. O oficial percebeu, no entanto, que só aquela atração de cunho militar não segurava o público e passou a incrementá-la com saltimbancos, equilibristas e palhaços.

O palhaço do lugar era um soldado, que entrava montado ao contrário e fazia mil peripécias. O sucesso foi tanto, que adaptaram novas situações.

Era o próprio oficial Astley quem apresentava o show, vindo daí a figura do mestre de cerimônias.

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